quarta-feira, 29 de junho de 2016

Inaugurada a primeira Escola Waldorf pública em Aracaju

Veja a segunda escola Waldorf pública de Aracaju em: https://ismicael.blogspot.com.br/2018/05/aracaju-inaugura-segunda-escola-publica.html




   Aracaju, capital do Estado de Sergipe, inaugura, em 28 de junho de 2016, a Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI Dr. José Calumby Filho. Trata-se da primeira escola Waldorf pública do Nordeste e pioneira no Brasil na forma que foi concebida: Por iniciativa dos professores da rede municipal. 
   Não há dúvidas de que é um projeto ousado e um significativo passo para a quebra do estigma negativo que cerca o ensino público no País, de um modo geral. Parabéns Aracaju!
   O Instituto Social Micael, parceiro dessa iniciativa, sente-se orgulhoso e comprometido com esse corajoso empreendimento, fruto da união de todos, com destaque para a decisão firme da Secretária de Educação Profª. Márcia Valéria, de pronto avalizada pelo Prefeito João Alves Filho - grande estudioso e incentivador da Educação.
   Em parceria com a Faculdade São Luís de França (SE), O Instituto Social Micael realiza o curso de formação de professores na Pedagogia Waldorf, uma pós-graduação lato sensu, com carga horária total de 1.600h. Nesta formação participam ou participaram os Professores da Rede Municipal de Aracaju que estão lotados nessa nova unidade escolar.
   Registramos nossa gratidão aos muitos que colaboraram para que essa iniciativa se tornasse realidade e pedimos que as forças construtivas do bem a transforme em um espaço de metamorfose social da comunidade do bairro 17 de Março e arredores, a partir da alegria das crianças.

 


Da esquerda para a direita: Secretária Márcia Valéria, Prefeito João Alves Filho e a Diretora Mayra Cristina











Prefeito João Alves Filho





Secretária de Educação do Município de Aracaju, Profª Márcia Valéria


 

73 comentários:

  1. A iniciativa é importantíssima do ponto de vista educacional, institucional e humano! Parabéns! Apenas senti falta do ambiente Waldorf nas imagens: árvores no pátio, presença da madeira em detrimento do plástico... alguns conceitos que é preciso transformar, haja visto as dificuldades impostas pelo sistema público - como a aquisição de materiais e a concepção do espaço escolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Otavio, você tem razão. Apenas consideramos que existem padrões adotados na Rede Municipal e muitos desses dispositivos já estavam adquiridos ou licitados. Da mesma forma, evitou-se alterar detalhes de arquitetura para não onerar os recursos públicos. Quanto às árvores, esteja certo que serão plantadas em trabalhos pedagógicos pelas crianças. A atividade pedagógica Waldorf irá presentear a escola com uma boa alma e as demais adequações, acreditamos, virão no tempo certo.
      A escola já recebeu inúmeros quadros de aquarela e os professores fizeram um belo enxoval para receber as primeiras crianças.
      Obrigado por sua valiosa contribuição.
      Paulo do Eirado - Instituto Social Micael

      Excluir
    2. Lindo...Trabalhar em,um local onde existe harmonia de,cores e estetica é muito valioso para todos,colaboradores e colaborados....Eu sou professora apenas 5 anos,em,locais publicos dem,estetica,am material,dem,vontade so conhecer...E ja estou perdendo a vontade de,seguir,messe caminho

      Excluir
    3. Senti o mesmo que você Otavio. Tomara que com o tempo se adeque o espaço aos princípios antroposóficos que norteiam a bela pedagogia Waldorf.

      Excluir
    4. Senti o mesmo que você Otavio. Tomara que com o tempo se adeque o espaço aos princípios antroposóficos que norteiam a bela pedagogia Waldorf.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. O mais importante é que as pessoas, professores, funcionários e pais, não sejam "plastificados". O brinquedo em si, é possível adaptar, fazer campanhas coletivas para construção coletiva. Transsformar corações endurecidos e plastificados é que é muito mais difícil!!!

      Parabéns pela iniciativa. Quero conhecer de perto quando for aí em janeiro.
      Se quiserem posso dar uma palestra, ou organizar um workshop sobre a Música na Educação Infantil e Séries Iniciais. Sou pedagoga waldorf há mais de 20 anos.
      Contem comigo.

      Abraços!

      Inês Hartt

      Excluir
    7. Cara Inês Hartt, obrigado pelo apoio e pelas palavras sensatas. Será muito bom para todos poder assistir sua palestra e contribuição para essa construção humana.
      Nossos contatos estão no topo desta página. Cida, Coordenadora do I.S.Micael aguarda seu contato.
      Agradecidos,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  2. Uau! Fiquei muito feliz por tal iniciativa e ousadia! Um super parabéns à prefeirura de Aracaju, ao Instituto Social Micael e aos professores.

    ResponderExcluir
  3. Uau! Fiquei muito feliz por tal iniciativa e ousadia! Um super parabéns à prefeirura de Aracaju, ao Instituto Social Micael e aos professores.

    ResponderExcluir
  4. Uau! Fiquei muito feliz por tal iniciativa e ousadia! Um super parabéns à prefeirura de Aracaju, ao Instituto Social Micael e aos professores.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Só por curiosodade, os professores fizeram o seminário de formação em pedagogia Waldorf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Os professores fizeram ou fazem a formação integral (carga horária de 1.600h), com título de pós-graduação lato sensu, no Instituto Social Micael (aracaju/SE), em parceria com a Faculdade São Luís de França (SE).
      Para mais informações entre em contato com Cida no I.S.Micael. Os contatos estão no topo desta página.
      Obrigado.
      Abraços

      Excluir
  7. Parabéns! Que vocês sirvam de modelo para a educação no nosso país que é tão carente de um olhar diferenciado para nossas crianças!!!! Muito sucesso é muita luz na jornada de vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Flavia, obrigado por suas palavras.
      Com certeza, mensagens positivas nos fazem mais fortes para a superação dos desafios dessa empreitada.
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  8. Parabéns a todos os envolvidos direta e indiretamente. Nossa educação atualmente encontra-se carente de valores éticos e morais, que com toda certeza a Escola Waldorf terá importante ação no quesito. Será uma Escola muito amada, até porque, será inserida a alma dos alunos desde a colocação de uma nova plantinha, como com a participação dos pais. Sucesso e que venham outras Escolas Waldorf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Wilma Pizza, concordamos com suas palavras e agradecemos o apoio.
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  9. Fiquei feliz com a notícia! Parabéns!
    Espero poder acompanhar o trabalho de vocês, ainda que de longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Márcia Regina, obrigado pela torcida. Este blog estará reportando notícias desse projeto periodicamente.
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  10. Professoras formadas em outra universidade comina ufs, podem se candidatar a trabalhar nessa escola? Se sim, como funciona e se não, porque?

    ResponderExcluir
  11. Professoras formadas em outra universidade comina ufs, podem se candidatar a trabalhar nessa escola? Se sim, como funciona e se não, porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Manu Borges, os pré-requisitos legais são os mesmo para Educação Infantil ou Ensino Fundamental. É necessário, além disso, ter ou estar fazendo a formação em Pedagogia Waldorf.
      Em Aracaju, o Instituto Social Micael realiza na forma de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 1.600h.
      Para mais informações sobre a formação entre em contato com a Coordenadora Cida, nos endereços no topo desta página.
      Obrigado,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela conquista, não acompanhei o processo imagino que até esse ponto foi luta.
    Desde de que comecei o curso de pedagogia nunca trabalhei em um escola de proposta tradicional, hoje estou em uma baseada no Socioconstrutivismo e no meio do caminho conheci Waldorf me encantei,já li, vi, visitei a Waldorf Recife, tem o projeto Vila Verde Turmalina, Lindo. Não iniciei o curso porque não tem vaga :-) mas estou na fila de espera. Mais uma vez Parabéns! Espero conhecer qualquer dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Martha Santos, seja muito bem vinda quando quiser conhecer. Obrigado.
      De fato, é sempre uma luta mudar paradigmas, porém, no nosso caso, há um alinhamento muito construtivo que nasceu dos professores da Rede Municipal, prontamente atendido e incentivado pela Secretária de Educação e pelo Prefeito. As constelações conspiram a favor, para felicidade de todos.
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  14. Quão feliz me encontro! Trabalhei na Escola Parque(Aracaju-SE) que brilhantemente vivênciava a Pedagogia Waldorf e me enche de orgulho ter feito parte daquela escola e grata a Dona Ione, Aline e Vinicius e a todos que lá conheci como: Atayna,Patricia,Katia,Andrea entre outros.Fico esperançosa de que esta escola municipal plante no coração destes alunos que por ela passarão a magia,pureza e constante comunhão com a natureza que traz esta perspectiva pedagógica e sem sobra de dúvidas irei conhecer de perto!Parabenizo a Faculdade São Luis de França, esta que conheço bem a qualidade e primor dos seus cursos por sua gestora Cristiane Tavares, meus sinceros desejos de muita sorte e luz neste novo caminho de esperança de formação de um mundo melhor através das nossas crianças(Sal da Terra e Luz do Mundo).
    Com carinho, Claudislange!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Claudislange, obrigado por suas palavras de apoio.
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  15. Parabéns pela conquista sabemos das dificuldades financeiras que vivem as escolas Waldorfs e uma parceria com a prefeitura e tudo de bom, dando supoete financeiro para que a saude docorpo pedagogico e administrativo direcionem sua atenção mais para o bem estar das crianças. Quanto ao ambiente Waldorf, depois de um aprofundamento nos estudos da Antroposofia, tenho a opinião de que não são mais importantes que a qualidade de preparação dos professores com autoconhecimento e autodesenvolvimento, porque só a presenças de um ser reto, nobre e a melhor metodologia de aprendizagem para qualquer criança que está sob sua guarda. Estou na Europa hoje é percebo que há muito fantasia sobre toda a metodologia se sobrepondo ao mais importante que são as condutas corretas humanas. Sigam por ai que estarão contribuindo com nossa evolução, pois ainda Estamos bem longe de uma escola ideal descrita por Steiner. A melhor escola é o exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Família Caldas, obrigado pela valiosa contribuição. De fato, a Antroposofia tem que ser a partir do Ser Humano. Esse é o porquê do maior valor ser o bom Professor. Concordamos.
      Interessante que esta escola já nasceu dentro da Rede Pública por iniciativa dos professores.
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  16. Parabéns pela empreitada! Nossas crianças precisam receber uma educação humanizada e que respeite suas fases de desenvolvimento. Precisamos transformar nosso modo de educar por mundo melhor.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela empreitada! Nossas crianças precisam receber uma educação humanizada e que respeite suas fases de desenvolvimento. Precisamos transformar nosso modo de educar por mundo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Francis Teles, obrigado por suas palavras e torcida.
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  18. Parabéns pela conquista de todos envolvidos.Com certeza será uma oportunidade para a rede pública apresentar uma proposta educativa diferenciada e mais humanizada para nossas crianças tão carentes de um mundo melhor. Acredito que está experiência será repleta de novidades e muito sucesso, servindo de exemplos para outras regiões do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Viviane Alexandre, que suas palavras seja a nossa missão. Obrigado,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  19. linda inciativa. senti falta de mais grama, mais árvores, menos cimento, menos cimento, mais espaços com areia. é preciso pensar na escola como um espaço mais acolhedor, nos quadrado e retangular, mais circular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Claudio Rodrigues, obrigado pelo apoio e sugestões. Com certeza comungamos do desejo de fazer dessa escola um espaço cada vez mais acolhedor e humanizado.
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  20. Nossa! Parabéns!!! Espero que este projeto seja uma alavanca para outros. Muitos dias de luta e trabalho devem ter tido... O segredo está na sabedoria e no risco. Parabéns po onovarem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Katia Cardoso, aceite nossa gratidão pelo apoio e torcida.
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  21. Parabenizo a todos os envolvidos! Essa iniciativa realiza um sonho que alimento como pedagoga, professora universitária na área de Educação e mãe de duas crianças que estudam em uma escola Waldorf: estender a Pedagogia Waldorf a mais crianças, especialmente àquelas que, devido à condição socioeconômica de suas famílias, só podem estudar na rede pública. Penso que para quem conhece uma escola Waldorf, o estranhamento em relação ao espaço físico retratado nas fotos, relatado em alguns comentários acima, é inevitável. Porém, concordo com as pessoas que disseram que isso não é o essencial e sim o tipo de relação, ou melhor dizendo, de "alma" que vai ocupar esse espaço - e inclusive transformá-lo. Penso que essa capacidade de se adaptar sem perder o essencial é um dos desafios para a Pedagogia Waldorf hoje - justamente para levar esse "essencial" a mais crianças e jovens. O fato de a proposta ter surgido de um grupo de professores da rede é muito significativo e essa parceria com o Instituto pode abrir caminhos promissores nesse sentido de "transformação que assegura a continuidade do mais importante". Vida longa à escola, torcendo inclusive para que um dia a inciativa se estenda ao ensino fundamental!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Professora Tânia Resende, muito obrigado pelo importante depoimento. Por certo, nos encoraja mais receber opinião tão balizada.
      Saudações,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  22. Olá, nossa é uma iniciativa muito bacana. Também senti falta do ambiente Waldorf como a gente conhece, mas é obvio que as realidades são diferentes e ah que se adpitar algumas coisas.

    Mas vocês estão precisando conhecer a Escola de Resiliência de São paulo, também é uma Escola Waldorf Pública e já tem mais de 6 anos de estrada. Vale a pena conhecer e bater um papo com eles, fica localizada na Associoação Comunitária Monte Azul no Jardim Horizonte Azul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio. É muito importante pra todos nós.
      Alguns dos nossos professores da Rede Municipal já fizeram visita à Horizonte Azul e a Sra. Ute Cramer já esteve conosco algumas vezes em Aracaju, inclusive ministrando aulas no curso de formação de professores Waldorf do I.S.Micael.
      Reconhecemos que se trata de uma linda e exitosa experiência que a Associação Comunitária Monte Azul realiza.
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micaell

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. A alma da pedagogia waldorf transforma o ambiente físico naturalmente, com o tempo, com as vivências, o físico se torna também parte dessa alma. A semente foi lançada e germinara, em forma de arte, árvores , flores, animais silvestres. A natureza se aproxima.
    O mais importante vocês já possuem. A VONTADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Adriana Ungaretti, obrigado pelo apoio e torcida. Vamos transformar o ambiente físico por meio de ações pedagógicas e com a participação das famílias, com zelo, de forma a não onerar o orçamento público. Chegaremos lá, com muita vontade.
      Abraços,

      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  27. Parabéns a todos, especialmente a Cida e Paulo, que mesmo a distância, acompanho o esforço em tornar este sonho realidade.

    "Não posso esperar que algo mude lá fora na vida social se eu mesmo não me puser em movimento".

    Rudolf Steiner


    Conte comigo, no que for possível ajudar.

    Um abraço carinhoso a todos,

    Silvio de Felippes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Silvio, obrigado pelo apoio e torcida. Que bom que você acompanha nossos desafios. Quando puder venha conhecer essa linda escola.
      Grande abraço,
      Paulo e Cida - I.S.Micael

      Excluir
  28. Boa noite! Gostaria de saber onde vocês tem mais unidades escolares no estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite! Gostaria de saber onde vocês tem mais unidades escolares no estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Juu Freitas, recomendamos entrar em contato com a Federação das Escolas Waldorf do Brasil no link abaixo.
      http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br/
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  30. Parabéns Aracaju pela lindíssima iniciativa!!! Penso que todos os ajustes fusicos virão com o tempo. Só quem vive a Pedagogia Waldorf, sobre tudo no nordeste, sabe quão vitoriosa é esta conquista. Parabéns Cida!!! Que as força de Luz inspirem cada vê mais o Instituto Micael. Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Aracaju pela lindíssima iniciativa!!! Penso que todos os ajustes fusicos virão com o tempo. Só quem vive a Pedagogia Waldorf, sobre tudo no nordeste, sabe quão vitoriosa é esta conquista. Parabéns Cida!!! Que as força de Luz inspirem cada vê mais o Instituto Micael. Abraço fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Janise, obrigada pelas palavras de apoio.
      Saudações Waldorf,
      Cida - I.S.Micael

      Excluir
  32. Que alegria!!! parabéns queridos!!!
    Exemplo para o Brasil!!! Esperança para o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Muito sucesso para vocês também!!
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  33. Sou professora de educação infantil, aposentada. Trabalhei por 30 anos em EMEIs da Prefeitura Municipal de São Paulo. Fiquei muito feliz por tomar conhecimento dessa iniciativa e desejo todo sucesso para vocês...Viva a escola pública de qualidade! Quem sabe um dia vou conhece-los de perto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Professora Maria Alice, como é bom ouvir uma opinião tão balizada. Obrigado pela torcida. Nós também estamos muitos felizes com essa nova escola.
      Podendo vir conhecer de perto será um prazer recebe-la aqui na terra dos "cajueiros das araras" (Aracaju).
      Saudações,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  34. Bom dia! Que coisa maravilhosa. Estou cursando uma disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará chamada Organização de espaços escolares. A proposta da disciplina foi "montar uma escola" com proposta da Pedagogia Waldorf e PÚBLICA. Próxima semana iremos ter uma banca que tentaremos convencê -la que a Pedagogia Waldorf é possível no sistema educacional público. Queria ajuda de vocês para nós falar um pouco sobre como conseguiram convencer a Secretaria de Educação a experimentar essa proposta e como fizeram as adequações tanto de currículos, regimento, avaliação, etc. Se puderem me responder ficarei muito grata. Meu e-mail delaneufc@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Cara Delane Holanda, bom dia.
    Entraremos em contato através do seu e-mail.
    Saudações,
    Paulo do Eirado - I.S.Micael

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. A Escola Dendê da Serra (Serra Grande/Bahia) parabeniza o Instituto Social Micael e todos os envolvidos por esta conquista! Sem dúvida, Aracaju e principalmente as famílias em torno da Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI Dr. José Calumby Filho ganharam um grande presente.
    Grande abraço da Dendê da Serra!
    Estamos à disposição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros amigos da Escola Dendê da Serra, obrigado pelo apoio. Estamos todos juntos militando pela causa da humanização da infância, por meio da Pedagogia Waldorf. Parabéns pelo trabalho de vocês também.
      Abraços,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  38. Sou Professora numa Escola Waldorf em Curitiba/Paraná, mas trabalhei durante 10 anos em Escola Pública. Após fazer a formação tentei aplicar alguns princípios da Pedagogia na Escola onde trabalhava, mas foi uma caminhada muito solitária. Saí do Ensino Público muito frustrada, porque acredito que toda criança tem o direito de receber uma educação que respeite seu desenvolvimento. Meu coração transborda de alegria com essa linda e ousada iniciativa e quiça ela seja a primeira de muitas. Quem sabe aqui em Curitiba possamos mobilizar professores para também levar a Pedagogia Waldorf para espaços educativos públicos!!! Parabéns, parabéns!!! A humanidade e as crianças agradecem tão valioso empenho!!!

    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Professora Jussara Souza, obrigado pela torcida.
      Estamos todos muito felizes de ver realizar (são os primeiros passos ainda) essa escola em Aracaju. Um fato interessante, e talvez inédito, é que a escola nasce por iniciativa de professores da própria Rede Municipal. Assim, pensamos que há uma força a mais nesse empreendimento para fortalece-lo.
      No topo do blog estão os contatos do I.S.Micael e nos colocamos à disposição para aumentar a aproximação entre as escolas. Aqui, participamos também de outra escola de Educação Infantil Waldorf, sem fins lucrativos, chamada Escola Micael de Aracaju. Além do curso de formação de professores Waldorf, uma pós-graduação lato sensu de 1.600h de carga horária que realizamos, já concluindo a 2ª turma.
      Saudações e gratidão,
      Paulo do Eirado - I.S.Micael

      Excluir
  39. Parabéns à todos envolvidos no projeto, e desejo que dê muito certo!
    Fiquei curiosa quanto à seleção dos alunos para este Emei; o que determina que um aluno seja matriculado neste Emei e não em outro?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Simone,
      obrigado pelo apoio. Essa escola (EMEI) segue os mesmos critérios de admissão das demais. Prioridades do Conselho Tutelar, MPE, vizinhança, ordem de matricula, etc.
      Ademais, o método Waldorf cumpre 100% das exigências legais, diferenciando apenas nas práticas pedagógicas, com ganhos significativos para as crianças.
      Abraços
      Paulo do Eirado
      I.S.Micael

      Excluir
  40. Bom dia, gostaria de saber como posso matricular minha filha de tres anos, chegamks de salvador e estou procurando uma escola integral p ela filantrópica ou publica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais certo é ir diretamente à escola, que fica no bairro 17 de Março, em Aracaju, e procurar a Diretora (Maíra) ou a Coordenadora Pedagógica (Antoniélia) que, certamente, lhe orientará de como proceder a matrícula de sua filha.
      Sejam bem vindos a Aracaju.
      Paulo do Eirado
      I.S.Micael

      Excluir