Professores da rede municipal participam de Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf
Música, pintura, literatura e artesanato. Essas são algumas das características peculiares do curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf. No entanto, não são apenas palavras que resumem o conceito da pedagogia waldorfiana. A integração dos cursistas, a busca pelo autoconhecimento e a proposta de levar a universalidade do saber também fazem parte das atividades dos cursistas que, muito além de conquistarem o título em pós-graduação, possuem a esperança de oferecer uma educação diferenciada, levando em conta a formação integral do ser humano.
Em um amplo espaço arborizado, no Instituto Social Micael, 70 professores participam do curso sobre a pedagogia Waldorf. Entre os cursistas, nove são docentes da rede municipal. A missão: implantar o conceito e a prática da pedagogia em duas escolas que serão construídas no bairro 17 de Março. “Essa é a nossa proposta: incentivar todo o trabalho desenvolvido nas escolas que buscam criar sua própria dimensão”, ressaltou a secretária municipal da Educação, Marcia Valéria Lira Santana.
“Um grupo de professores procurou a secretaria para solicitar apoio na conclusão do curso. Prontamente atendemos o pedido e lançamos o desafio para que o conhecimento do curso fosse aplicado em unidades de ensino da rede municipal. Essas escolas serão construídas no bairro 17 de Março e toda a proposta pedagógica e administrativa será desenvolvida a partir da metodologia waldorfiana”, detalhou a secretária, que prestigiou na manhã desta terça-feira, 15, as atividades do curso. “Somos incentivadores dessa proposta e apostamos na escola como um amplo espaço de aprendizagem constante”, acrescentou.
A coordenadora do curso, Maria Aparecida, explicou sobre o funcionamento das atividades. “O curso de Formação em Pedagogia Waldorf segue todas as orientações curriculares do Ministério da Educação. É um curso de pós-graduação com duração de 4 anos e acontece em encontros semanais com uma série de debates sobre práticas e conceitos de ensino. Chegamos ao quarto módulo, sendo 16 no total”, informou.
Uma das professoras da rede municipal que participam do curso, Cássia de Fátima, que leciona na escola Tenisson Ribeiro, elogiou a proposta das atividades que são desenvolvidas na formação dos cursistas. “Aprendemos que a pedagogia Waldorf só tem a colaborar com a educação. A partir dos seus conceitos passamos a entender melhor como se dá o desenvolvimento integral do aluno. Estou aqui, juntamente com outros colegas, para difundir as diversas possibilidades de trabalhar os mais variados assuntos que são do nosso cotidiano”, afirmou a professora.
Pedagogia
Desenvolvido por Rudolf Steiner em 1919, o ensino Waldorf baseia-se em uma abordagem que trata das necessidades e do desenvolvimento da criança em crescimento e do adolescente na fase de amadurecimento. Os professores Waldorf empenham-se em transformar o ensino em uma arte que eduque a criança como um todo – o fazer, o sentir e o pensar.
O ensino Waldorf aborda todos os aspectos legais da educação escolar de uma forma única e ampla. O currículo é planejado para atender as diversas etapas do desenvolvimento da criança. Os professores Waldorf se dedicam a criar um entusiasmo interior genuíno pela aprendizagem que é essencial para o sucesso educacional. As crianças do maternal e jardim de infância aprendem principalmente através da imitação e imaginação. O objetivo é desenvolver na criança pequena um senso de admiração e reverência por todas as coisas da natureza e nas relações humanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário