terça-feira, 18 de abril de 2017

Correio de Sergipe de 18/04/2017

Correio de Sergipe 18/04/2017

Correio de Sergipe 18/04/2017


Texto do jornalista Helmo Goés publicado no Correio de Sergipe de 18/04/2017
 
 
     Instituto Micael forma turma de professores em Pedagogia Waldorf
     O Instituto Social Micael promoveu o encerramento da segunda turma do Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf, um método alternativo de ensino, reconhecido pelo Ministério da Educação, que busca integrar, de maneira holística, o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. A pós-graduação, realizada em parceria com a Faculdade São Luís de França, culminou na formação de 54 professores dos Estados de Sergipe, Bahia, Paraíba e Alagoas.
     Com carga horária de 1600 horas, o curso teve quatro anos de duração e foi dividido em 16 módulos. Os alunos tiveram quatro encontros presenciais por ano, com uma semana de duração cada, nos quais puderam fazer uma completa imersão em atividades intelectuais e artísticas de grande profundidade.
     O diretor-presidente do I.S. Micael, Paulo do Eirado, enalteceu os anos de convivência e a disponibilidade de todos os envolvidos. "É um momento muito especial e fico feliz em participar dele com vocês. Foram quatro anos de trabalho duro, de muita persistência, força de vontade, e, acima de tudo, de um grande amor pela Pedagogia Waldorf. Fico bastante sensibilizado em ver que essa ideia sobrevive, que as pessoas buscam realmente construir um mundo melhor. Entendo que todos nós crescemos ao longo desse período. Todos somos melhores do que éramos quando começou o curso, pois fizemos uma caminhada verdadeira, segura e de grandes conquistas", declarou Paulo.
     Vivência
     Para a coordenadora do I.S. Micael, Maria Aparecida Dias, a especialização em Pedagogia Waldorf enriquece o trabalho dos professores em sala de aula. "Durante o curso, eles vivenciaram o que seus alunos podem vivenciar. Eles não vieram aprender apenas um conteúdo teórico, mas um conteúdo inspirado, acima de tudo, na alma do ser humano. Os alunos não aprendem apenas nos livros. Eles aprendem no encontro com o professor, que é o porta-voz do conteúdo. Então ele tem que estar muito bem preparado para fortalecer esse encontro, para fazer o aluno gostar do que faz, ter encantamento. Por isso foi uma longa jornada, de muito esforço, um verdadeiro mergulho em Pedagogia Waldorf", destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário