Crianças que têm aulas de música ampliam funções cognitivas para sempre
Estudo mostra de que forma as lições com instrumentos moldam cérebro dos mais jovens
Extraído de: https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/criancas-que-tem-aulas-de-musica-ampliam-funcoes-cognitivas-para-sempre-12921667#ixzz59vE4MAt4
POR RENATO
GRANDELLE
RIO - Uma das características típicas dos seres
humanos — dentre aquelas que nos diferenciam dos demais animais — é a nossa
capacidade praticamente única na natureza de criar, tocar e apreciar música.
Dos esquimós, no Ártico, passando por habitantes dos desertos africanos, até
tribos indígenas no meio da floresta Amazônica, homens são capazes de compor,
tocar, cantar e dançar (bem, quase todos, pelo menos). Mas, como costuma dizer
o neurocientista Oliver Sacks (autor de “Alucinações musicais”), a música não é
apenas uma forma pela qual nos conectamos e criamos laços. Ela, literalmente,
molda os nossos cérebros. Um novo estudo divulgado ontem não só reforça a
máxima de Sacks como constata que a música é também capaz de aprimorar as
nossas funções cognitivas.
De acordo com o novo trabalho, crianças que recebem
aulas de música regularmente ampliam suas capacidades cerebrais pelo resto de
sua vida adulta. A pesquisa publicada na “PLOS One” mostrou que crianças que
recebem aulas particulares de música por pelo menos dois anos revelam maior
atividade cerebral nas áreas associadas às suas funções executivas — ou seja,
os processos cognitivos que permitem aos seres humanos processar e reter
informações, resolver problemas e regular comportamentos.
— Como o funcionamento executivo do cérebro é um
forte indicador das conquistas acadêmicas que as pessoas podem vir a ter (mais
ainda que o tradicional QI), acreditamos que nossas descobertas têm implicações
educacionais importantes — afirmou a principal autora do estudo, Nadine Gaab,
do Laboratório de Neurociência Cognitiva do Hospital Infantil de Boston (EUA).
— Enquanto muitas escolas estão cortando os programas de música e gastando mais
tempo e dinheiro em testes preparatórios, nossas descobertas sugerem que o
aprendizado musical pode, de fato, ajudar as crianças a alcançarem metas
acadêmicas mais ambiciosas.
Atividade cerebral cresce
O novo estudo comparou 15 crianças de 9 a 12 anos
que tinham aula de música a um grupo de 12, da mesma idade, sem nenhum
treinamento. Além disso, foram estudados dois grupos de adultos, divididos
entre músicos e não músicos. Os pesquisadores observaram diversos fatores
demográficos, como educação, status profissional e QI e descobriram que as
funções cognitivas (medidas por uma bateria de testes) e a atividade cerebral
(registrada por meio de imagens de ressonância magnética funcional) eram
melhores tanto em adultos quanto em crianças que tocavam algum instrumento.
— O estudo dos efeitos da música no cérebro já tem
mais de dez anos, mas poucos grupos se dedicam a ele — constata o neurocientista
Jorge Moll, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, no Rio de Janeiro. — É
difícil saber por que os padrões sonoros são tão engajantes, já que não
dependemos da música para sobreviver. Mas há várias evidências de que a música
modula fortemente o aprendizado, estimulando a capacidade cognitiva e a relação
interpessoal. A percepção de um ritmo influencia o sistema de atenção, induz ao
movimento e otimiza o metabolismo e a performance física.
A explicação, segundo Oliver Sacks, um dos maiores
especialistas mundiais no tema, está no fato de a música ser uma linguagem tão
poderosa quanto a da comunicação verbal: “A atividade musical envolve várias
funções do cérebro (emocional, motora e cognitiva), muito mais do que as que
usamos para o outro grande feito humano, a linguagem. Por isso, a música é uma
forma tão eficaz de nos lembrarmos e de aprender. Não é por acaso que ensinamos
às crianças pequenas com rimas e músicas.”
A mesma percepção tem a professora e doutora em
Educação Andrea Ramal, autora de diversos livros sobre aprendizado.
— Aulas de música ajudam no aprendizado da criança
ao longo da vida por diversas razões. Tanto assim que a música se tornou
disciplina obrigatória nas escolas — constatou Andrea. — Além disso, a
participação num conjunto musical desenvolve a disciplina na criança, a
capacidade de trabalhar em grupo e outras competências que serão necessárias
até no mercado de trabalho. Também trabalha habilidades motoras e aumenta a
concentração, que é essencial para o aprendizado.
Mais música, menos erros
O novo trabalho vem se somar a um grupo cada vez
maior de estudos que revelam a importante relação entre música e cérebro. Uma
pesquisa divulgada em novembro do ano passado, por exemplo, revelara que os
adultos que tocaram instrumentos quando eram crianças (mas não tocavam há
décadas) tinha respostas cerebrais mais ágeis. Outro estudo, de setembro de
2013, mostrou que indivíduos que sabiam tocar um instrumento também eram
capazes de detectar erros de forma mais rápida e acurada do que os não músicos.
Um dos mais importantes trabalhos sobre o tema foi
publicado também na “PLoS ONE”, em fevereiro de 2008. Nele, cientistas da Johns
Hopkins revelaram que, quando músicos de jazz tocam de improviso (uma
característica frequente desse tipo de música), seus cérebros “desligam” áreas
ligadas à autocensura e à inibição e ativam aquelas que deixam fluir a
autoexpressão. Ou seja, ao desligarem a inibição, eles davam espaço à criatividade
e acabavam conseguindo tocar uma música inédita.
Por todas essas características, especialistas
acreditam que a música possa servir também como mecanismo terapêutico. Como
cita o próprio Oliver Sacks, “a música penetra tão profundamente em nosso sistema
nervoso que, mesmo em pessoas que sofrem de devastadoras doenças neurológicas,
ela é, comumente, a última coisa que perdem.”
— Nossos resultados têm implicações também para
crianças e adultos que lutam com problemas nessas funções do cérebro, como
hiperatividade ou demência — afirmou Nadine. — Novos estudos determinarão se a
música pode ser usada como ferramenta de intervenção terapêutica.
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